[geoip-country]

Redes Sociais - [Alvetti] Comunicação e Marketing em Brasília

Redes Sociais: 4 Motivos para fazer parte

Se você, depois de ler este post, pensar que não precisa estar conectado nas redes sociais, sua escolha foi continuar vivendo no passado.

As redes sociais revolucionaram a maneira como passamos o tempo navegando na internet. Curtir, comentar, compartilhar, publicar, interagir com pessoas, do Brasil ou do mundo – são algumas formas pelas quais as redes sociais aproximaram a comunicação entre pessoas.

Hoje, olhar o celular sempre que aparece uma notificação é uma reação tão natural que já faz parte da rotina.

Cada vez mais as redes digitais de entretenimento estão presentes na vida das pessoas. No Brasil, por exemplo, 62% da população está ativa nas redes sociais, de acordo com o relatório “Digital in 2018: The Americas” publicado em 2018, realizado pelas empresas We are Social e Hootsuite, especialistas em mídias digitais.

Entre as redes sociais no Brasil, as mais utilizadas são*:

*percentual em relação ao número total de brasileiros ativos nas redes sociais.

O relatório também revela que o Brasil é o terceiro país mais conectado nas redes sociais. Os brasileiros ficam, em média, de 3 a 5 horas por dia on-line, distribuídos entre os mais variados dispositivos.

Mas o que faz as pessoas passarem mais tempo nas redes sociais?

Reunimos alguns motivos que tornaram as redes sociais as principais mídias de entretenimento social na internet:

1. Interatividade

A interatividade é a primeira razão do sucesso das redes sociais. Uma pesquisa realizada pela G.W.I. mostra que 55% das pessoas utilizam as redes sociais para falar com amigos e saber notícias.

Mas isso não vale só para amigos e conhecidos. Conforme a presença de artistas, influencers, marcas e empresas ganham mais presença nas redes sociais, os fãs e admiradores passam a ter um contato maior e mais próximo com seus ídolos. Esse poder do usuário de interagir com tudo que lhe interessa é o que faz as pessoas se tornarem tão focadas em acompanhar a todo momento uma nova notificação.

2. Variedade

Existe uma gama de redes sociais disponíveis, cada uma com um foco diferente. Quem gosta de foto, vídeo, texto, música, mensagens instantâneas, entre outros gostos, pode encontrar diversas plataformas para cada estilo.

Essa possibilidade de o mesmo usuário ter seu perfil em diferentes redes faz com que ele utilize mais tempo para administrar todas elas. Isso porque cada plataforma social tem características diferentes.

Por exemplo:

  • Twitter: rede social para quem gosta de agilidade de informação e velocidade na dispersão de conteúdo.
  • Instagram: para quem se preocupa com velocidade e beleza de fotos e imagens.
  • Pinterest: essa é a rede para quem gosta de coletar referências e colocar a mão na massa.
  • Facebook: rede para quem gosta de se relacionar com amigos e empresas.
  • LinkedIn: rede social para contatos profissionais e troca de informações técnicas.

3. Portal de notícias

A terceira razão pela qual os brasileiros passam tanto tempo nas redes sociais é pelo funcionamento como veículo de notícia. Você provavelmente já ficou sabendo de alguma notícia primeiro pela sua timeline, bem antes de vê-la no noticiário da TV.

Além disso, 41% das pessoas passam o tempo nas redes sociais para se manterem atualizadas sobre eventos e notícias recentes. Por meio da facilidade em produzir e publicar, é possível saber o que acontece pelo mundo em primeira mão pelas redes sociais.

Conteúdo

Conteúdo é o rei das redes sociais. Dessa forma, ele é o que motiva as pessoas a curtir, comentar e compartilhar suas publicações. Por isso, criar é o que move as mídias sociais, e ver novidades é o que movimenta a vida dos seus usuários. Afinal, sempre postamos fotos ou vídeos, escrevemos posts, porque este é o coração das plataformas digitais: criar conteúdo. Assim, quanto mais pessoas presentes nas mídias sociais, mais criadores, mais conteúdo e mais espectadores para interagir com as publicações que circulam pelas redes.

Dependendo do conteúdo, você pode convencer pessoas a acompanharem o seu perfil. Principalmente quando se trata de empresas, essas pessoas/seguidores podem se tornar clientes. Mas isso só vai acontecer se sua empresa estiver conectada. Milhares de marcas e empresas já estão conectadas de tal forma que obtêm grandes resultados com a participação nas redes sociais. Elas estão pensando e seguindo os hábitos dos consumidores atuais, e sua empresa também pode e deve estar presente.

Pense no agora

Certamente, hoje as pessoas gostam de interatividade, estão produzindo e compartilham conteúdo. Quanto mais pessoas se identificarem com seu perfil, maiores são as chances de você captar clientes para o seu negócio.

Veja alguns dados e descubra várias oportunidades de uma empresa que acredita na presença digital:

  • 41% das pessoas que acessam a internet usam as redes sociais para passar o tempo;
  • 73% das pessoas que desejam comprar algum produto ou serviço realizam pesquisas na Internet antes de adquiri-lo;
  • os brasileiros são tão fiéis às redes sociais que várias operadoras de telefonia oferecem acesso gratuito a algumas plataformas. Assim, a franquia contratada pelo consumidor torna as pessoas mais conectadas aos perfis sociais.

Atualmente, mais de 110 milhões de brasileiros estão conectados de 3 a 5 horas, diariamente, nas redes sociais, de modo que é possível criar um relacionamento, anunciar produtos ou atrair novos consumidores. Basta estar conectado.

Depois de saber tudo sobre as redes sociais, sua empresa vai continuar vivendo no passado? Se você mudou de ideia, isso é só o começo. Entre em contato conosco para podermos conversar com mais detalhes sobre como sua empresa pode interagir com o mundo digital, hoje.

Deje una Respuesta